Será que todo caroço nos seios significa câncer de mama?

Como já sabemos é de suma importância o conhecimento do próprio corpo para que possamos compreender melhor como ele funciona e suas necessidades. Sendo assim, o autoexame é essencial para verificar alterações na mama, porém diferente do que a maioria pensa, não é sempre que alterações na mama significam definitivamente câncer. 

 

O caroço nos seios, independente da idade, pode ser por causa de alterações benignas, como um cisto, infecções, fibroadenoma entre outras. Porém, no momento da descoberta, manter a calma é importante, pois é necessário ir ao médico especialista para ver o que de fato significa e não já ir pensando em câncer de mama sem diagnóstico algum. 

 

Além do autoexame, a mamografia é fundamental, pois é um exame que chega ao diagnóstico precoce de câncer de mama, facilitando no tratamento, diminuindo as cirurgias e aumentando as chances de cura. Então é de suma importância a realização dos exames e a manutenção de uma vida saudável.

 

No Brasil, a mamografia é um exame de rotina a partir dos 50 anos, porém não quer dizer que não se deve fazer o exame periodicamente, mesmo tendo idade inferior, afinal, o importante é se cuidar sempre.

 

FONTES: https://cura.com.br/mamografia-entenda-o-exame-e-a-sua-importancia/

https://drogariasantoremedio.com.br/caroco-nos-seios/

http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/274-cancerdemama