O sistema imunológico e o Covid-19

Nos últimos tempos o sistema de saúde tem sido constantemente desafiado pelo vírus que assolou o mundo e que produz variantes cada vez mais inteligentes. Quando falamos que o vírus é inteligente, estamos reconhecendo que o mesmo tem poder de conhecer seu hospedeiro, já que procura forma de aumentar o contágio e transmissão por meio de suas mutações. 

 

Com um ano e alguns meses de pandemia, aprendemos que a imunidade é importante para a defesa do corpo contra agentes infecciosos. O sistema imunológico íntegro é uma das formas de proteção, pois quanto mais saudável ficarmos, menor será nossas idas ao hospital e postinhos de saúde. Sendo assim, manter uma alimentação saudável, se exercitar, dormir bem, evitar fumar, beber e equilíbrio psicológico só traz benefícios ao nosso corpo e mente, porém não significa ser uma garantia no combate ao vírus do Covid-19.

 

O vírus é capaz de superar o sistema imunológico, pois é novo e nosso organismo não o reconhece, portanto, combatê-lo se torna mais difícil do que outros vírus conhecidos, como a gripe. Por isso, por mais que estejamos saudáveis não quer dizer que estaremos imunes à doença.  

 

Compreendemos que as únicas formas de combate ao vírus são as vacinas e as medidas como distanciamento social, lavagem das mãos, uso de álcool em gel e o uso da máscara. E essas medidas devem permanecer mesmo após a vacinação, pois a circulação do vírus não está controlada. 

 

FONTES:

https://www.saude.ce.gov.br/2020/04/16/sistema-imunologico-em-pleno-funcionamento-e-importante-em-tempos-de-covid-19-mas-nao-evita-a-doenca/

https://www.cremepe.org.br/2021/04/29/os-desafios-da-imunologia-na-pandemia-de-covid-19/